Etiqueta na mesa oriental Japão blog

Gente boa segue abaixo um pequeno texto sobre as regras de como se comportar na mesa em um jantar oriental. Estas que escrevi tratam-se às regras do Japao as de outros paises orientais são diferentes.

Na mesa em casa ou no restaurante


Se você for mulher: nunca sirva arroz para você antes de servir primeiro todos os homens que estão ao seu lado, e depois as mulheres, e por último sirva-se! É feio uma mulher servir o primeiro arroz para ela mesma.  Lembre-se sempre que em caso de guerra são eles que irão proteger o teu país.Segure a cuia de arroz ou de sopa de uma forma bem elegante, encoste-o em sua boca e coma com muita elegância. Pode até escapar e você sem querer fazer um pouco de barulho ao comer, não tem problema, ninguém repara nisso. Só não faça mais barulho que um homem, se o fizer todos irão reparar e dizer que você não tem educação Pode falar com a boca cheia contanto que bote a mão na boca enquanto fala, não se preocupe eles vão entender o que você quer dizer. De qualquer forma, com a boca cheia ou vazia, fique quieta, é chiquérrimo mulher de boca fechada.


Se estiver acompanhada com o marido, tem mais um motivo pra ficar de boca fechada, esposas não ficam falando, quem fala é o marido. Se por acaso você falar ou alguém perguntar algo, só fale se o que você for falar estiver de acordo com o que seu marido, afinal você é a mulher e pensa como ele.


Quando terminar de comer, não importa se tem outras mulheres no recinto, corra na frente e seja você a primeira a servir o chá para todos que estão ali. É elegante servir o chá e se você for solteira todos os homens vão te amar, se for casada não se preocupe eles vão te amar também. Nunca esqueça de servir primeiro os homens, eles estão com muita sede. As mulheres, se quiserem chá, esperem os homens serem servidos em primeiro lugar.


Se você estiver comendo um macarrão daqueles com bastante caldo, cuidado com o barulho, faça na altura somente para que o cozinheiro perceba que você está gostando.


Se você for homem :

Espere que a mulher ao seu lado irá te servir o arroz, conte com ela e mesmo antes de acabar o último grão de arroz de sua cuia ela irá te servir novamente.


Sirva a ela somente a bebida alcoólica, cada vez que ela beber um pouco e o copo estiver esvaziando encha-o até a boca. E espera que ela também te sirva. Se ao seu lado ou na sua frente estiver sentado um homem, sirva bebida alcoólica a eles também. 

Se a bebida for chá, não serve em hipótese nenhuma, nem a você, nem a ninguém. Isto é papel das mulheres. Não fica bem para um homem servir chá.


Na hora de comer, não sinta vergonha, pegue as coisas do jeito que quiser, faça barulho com a boca, fale com a boca cheia, ninguém vai reparar você é homem, fique à vontade. Vale até soltar uns gases e arrotos, se estiver com amigos bem íntimos, se estiver com pessoas que não tem tanta intimidade, pode arrotar a vontade, soltar gases, não.


Se a comida for um macarrão, daqueles com bastante caldo, faça bastante barulho. Os homens sempre fazem mais barulho, o cozinheiro vai adorar, é sinal de que você está gostando.



Se o jantar for na sua casa: Você mesma tem que fazer a comida, nem pense em comprar pronta. Passe o dia cozinhando. Se você avisou os convidados do horário do jantar não se preocupe, todos os convidados irão chegar na hora certa. Incrível que eles chegam todos juntos, você vai abrir a porta e estão todos lá em frente. É quase de praxe que somente o seu marido chegará atrasado, afinal ele é muito ocupado, e não tem tempo de fazer sala para visitas (a não ser que os convidados sejam pessoas famosas e importantes). O marido tem que ser ocupado e trabalhar bastante, senão seus convidados vão pensar que ele está com problemas. Deixe seu marido fazer o que quiser, até deitar no meio da sala e dormir. 


Sirva o arroz e não se esqueça de dizer que não ficou gostoso, e que você não sabe cozinhar, mas que está se esforçando para aprender. Mesmo que esteja delicioso e tenha estudado culinária durante muitos anos, seja humilde. Quando eles comerem e sentir que está saboroso eles vão gostar mais ainda porque esperaram uma comida ruim e veio uma comida boa. Aceite os elogios da comida e agradeça. Em alguns aspectos eles são meio parecidos com os portugueses , não estranhe.


Aceita todos os presentes que os convidados vão te trazer, se for comida abra na hora certa e sirva a todos.  Já tive ocasiões em que meu convidado não foi embora enquanto eu não abri e servi a comida que ele trouxe.


Quando todos terminarem sirva o chá verde sem falta. É horrível terminar a refeição e a dona da casa não servir o chá. Não se esquecendo de servir primeiro os homens, do mais velho para os mais novos, as crianças, e só por último as mulheres e você mesma.


Se você foi convidada: Ao chegar na porta tire o seu sapato, emparelhe ele lado a lado e aproveite para emparelhar alguns outros sapatos. Algum homem ou criança pode ter deixado os sapatos desajeitados, e você pode arrumar, seja gentil sempre. Antes de entrar na casa diga: ”- Vou te atrapalhar.” Entregue o presentinho que você trouxe para a família, nunca deixe de levar algo, pode ser até uma simples lembrança mas tem que levar. E feio chegar de mãos abanando. 


Não seja besta de elogiar nada que esteja dentro da casa do seu anfitrião, seja um quadro, uma foto, um tapete. Fique na sua. Se por acaso você elogiar e ela te dar o objeto elogiado, não estranhe e não aceite. Aceitar è falta de educação e você não vai querer ser mal educada. Tome cuidado e não elogie coisas pequenas, elogie coisas grandes que você não possa carregar como por ex. jardim, a casa, as árvores em volta. Não elogie o marido dela, nunca. 

Se você for uma visita importante, e está vindo do exterior para fazer uma palestra e não conhece as regras e elogiar, aceite o que a dona da casa te dar.

As primeiras vezes que eu fui no Japão, todas as vezes que eu visitava alguém eu sempre saia cheia de presentes, eu não conhecia estas regras e não entendia porque. Um dia fiquei sabendo disso e então comecei a tomar mais cuidado. Eu achava estranho eles oferecerem as coisas da casa, mas era porque eu tinha elogiado e não porque queriam me dar na realidade. 



Se você for mulher: Deixe os homens na sala e vá pra cozinha, e lá você pode rir, falar alto, brincar. Tenha toda liberdade, pode ficar à vontade. Se você for homem, não entre na cozinha, no Japão a cozinha é o santuário das mulheres, homem não entra!! 


Coma tudo que te oferecerem e não seja a primeira a levantar da mesa, nunca. Quando você se levantou, todos levantaram juntos e acabou o jantar. Ou ficam todos sentados ou todos levantam, não estrague o jantar dos outros e fique sentada.  Você poderá acabar de vez com o jantar na hora errada. Espere que a dona da casa o faça primeiro, ela vai servir o chá com uns docinhos e aí sim, depois do chá pode se levantar à vontade.


Antes de ir embora, agradeça o jantar e quando estiver com o sapato no pé, e após o seu marido falar ,diga:-

"Já te atrapalhei.” 

E vá embora dando tchau com as mãos até que não aviste mais ninguém.


Se você for estrangeiro e está visitando o Japão pela primeira vez, não precisa seguir estas regras! Fique à vontade, a casa é sua.



Gostou? Deixe seu comentario ou compartilhe com amig@s

                  Fale comigo    Facebook   Youtube- videos tutoriais

Comentários

Postar um comentário

Mais visitadas

KOINOBORI- Dia dos meninos

A viagem de Laura - brasileiros no exterior- Blog