Mitologia Japonesa- Brasileiros no exterior Japao Blog
Mitologia Japonesa
Essa história foi escrita no início do séc. VII onde na época o imperador mandou escrever o que era falado pelo povo das histórias sobre o Japão. Traduzida oralmente, transcrita e compilada por Elisete Onuki
O Irmão da Deusa
De dia e de noite ele grita e chora sem parar, é um ser muito violento. Como ele grita tão alto a montanha tremeu e os rios balançam, as plantas e árvores morreram e então não tem frutas.
Seu pai o mandou embora e assim Sussano foi embora para Takahoara, e a irmã mais velha a Grande Deusa Ateramassu do céu, ficou surpresa.
"- Parece que meu irmão mais velho está vindo para conquistar nosso lugar!”, ela disse.
Ela penteou seu cabelo como um homem e se preparou para a guerra.
“- Eu não vou roubar o país da minha irmã, fiquem tranquilos”, ele disse.
-“Para provar que você não está mentindo, vamos fazer deuses”. Assim que a deusa pegou a espada e cortou em pequenos pedaços com a boca, ela cuspiu e saíram 3 deuses. O irmão pegou a pedra preciosa do pescoço da irmã, mordeu, cuspiu e nasceram 5 deuses.
“- Olha só, da minha espada nasceram deuses, eu não sou violento.” E assim ela deixou seu irmão morar lá. Depois que ele foi aceito, ele destruiu o arrozal e aterrou o rio. Os outros deuses ficaram bravos, mas a irmã disse-lhes: -“Ele está apenas triste, se sentindo sozinho!”
Cada dia que passava ele ficava mais violento. Um dia ele pegou um cavalo, tirou a pele e jogou dentro da casa da irmã. Ela ficou surpresa e com medo escondeu-se atrás da porta de pedra. Nisto o mundo ficou escuro e os diabos apareceram e fizeram uma enorme bagunça.
Enquanto isso os deuses se reuniram e pensaram o que iriam fazer, e fizeram um espelho e colocaram na frente da porta, e fizeram vários galos. Nisto a deusa da dança fez a dança com o umbigo de fora, e os galos gritavam: -“Que é isso!”
A deusa do sol abriu um pouquinho a porta de pedra e olhou, e o Deus disse :
"-Tem uma deusa mais brilhante que você!” Nesse momento a Deusa colocou o corpo pra fora.
Quando os deuses mais fortes abriram a porta a força, o mundo brilhou de novo e a Grande Deusa Ateramassu mandou o irmão embora e disse que ele não poderia voltar nunca mais.
Comentários
Postar um comentário